terça-feira, 26 de outubro de 2010

A condução nos mais jovens: "Ter um carro nas mãos é como ter uma arma"

O excesso de velocidade caracteriza a condução dos jovens portugueses entre os 18 e os 24 anos. Rita Vilaça tem 20 anos e é aluna de uma escola de condução de Felgueiras. Dá conta que nas aulas práticas a sua maior dificuldade é controlar a velocidade do veículo. Por isso, diz que "ter um carro nas mãos é como ter uma arma" e acrescenta que não se sente suficientemente preparada para enfrentar a estrada.


Segundo estatísticas da Prevenção Rodoviária Portuguesa, os jovens até aos 24 anos conduzem depressa e têm mais acidentes, sobretudo aos fins-de-semana. Será então que os recém-condutores estão preparados para a responsabilidade de terem um carro nas mãos?  Sobre esta questão, Rita assume que talvez precise de dois anos para se sentir uma "verdadeira condutora".

Ao longo das 15 aulas que já teve, o instrutor de Rita foi sensibilizando a aluna para a segurança rodoviária. Contudo, a jovem admite não ter  consciência de todos os perigos. Rita gosta de conduzir e vê isso como uma vantagem para uma melhor aprendizagem. Porém, reconhece que ainda tem muito para aprender e revela estar insegura em relação ao exame de condução, que será no Porto - cidade onde ainda não conduziu.


A futura condutora aponta ainda algumas lacunas em relação às suas aulas de condução:
  • nunca conduziu na autoestrada;
  • nunca conduziu numa grande cidade;
  • nunca mudou um pneu ou mediu o óleo

Artigo relacionado: http://bit.ly/cPxLyc

Sem comentários:

Enviar um comentário